Como substituir o feijão para economizar

Com a alta no preço do feijão, muitas pessoas já pensam em alternativas para a substituição do alimento.

O feijão é um alimento composto de carboidratos, proteínas e fibras. Ele é importante de ser ingerido diariamente porque a sua composição nutricional é muito completa.

Ficar sem comer feijão não acarretará problemas se este for substituído por outros alimentos fonte de vitaminas e minerais que ele contém. O feijão faz parte da família das leguminosas, desta forma, outros alimentos desta podem substituí-lo.

 

Veja a seguir uma lista de alguns alimentos:

Ervilha

É fonte de vitamina B1, e moderadamente rica em ferro, potássio e cálcio. Ela tem melhor digestão se for consumida bem cozida e sem a pele. As preparações com este grão são grandes: sopas, saladas, risotos.

Grão de bico

É um alimento composto de carboidratos, proteínas e fibras. Ele é fonte das vitaminas do complexo B, de ácido fólico, de ferro, fósforo e potássio. Ele deve ser consumido na sua forma cozida e normalmente é servido em forma de saladas.

Soja

É o alimento vegetal fonte de proteína de ótima qualidade, por isso é considerada uma possibilidade de substituição da carne. É composta também de carboidratos, fibras e é fonte de vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, magnésio, potássio e iodo. Normalmente consumido em forma de salada, ou preparações substitutas da carne, como quibes, almôndegas e hambúrgueres.

Lentilha

Alimento fonte de proteínas e carboidratos. Fonte de vitaminas do complexo B, ácido fólico, potássio, fósforo, cobre, ferro e magnésio. Normalmente usado com o arroz no lugar do feijão, pois juntos oferecem uma ótima oferta de nutrientes. Também pode ser consumido como sopa.

Fava

Mais calórico que os demais. Também é fonte de proteína, carboidratos, fibras e fonte de ferro, magnésio, potássio, zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes. A fava é muito apreciada nos bares e restaurantes nordestinos, como acompanhamento (famoso “petisco”).

Tremoço

Três vezes mais rico que o leite de vaca em proteínas. Fonte de cálcio, fósforo, vitamina E, vitaminas do complexo B, ferro e ômega 3 e 6. Assim como a soja, é uma ótima opção de substituição de carne para os vegetarianos por ter uma proteína de ótimo valor biológico.