Como fazer uma festa junina com a família

Festa junina é sempre a opção mais barata em relação à decoração de festa. Qualquer coisa fica muito lindo, colorido e lúdico. Veja como de forma simples e organizada dá para fazer uma festinha junina em casa em apenas 5 passo.

1º passo – Planejamento

Faça a lista de convidados sem esquecer da quantidade de crianças. Defina o tipo de recepção (jantar, happy hour, almoço, durante a tarde) e considere a estrutura disponível no espaço a ser decorado: quantas mesas principais, mesas de apoio, cadeiras, mesas para os convidados.

 

2° passo – Calcular comes e bebes

O cálculo dos comes e bebes varia de acordo com o perfil dos convidados e o tempo de duração da festa, mas o padrão é de 1 litro de vinho para cada 4 pessoas e meio litro em caso de refrigerantes ou sucos. Se optar servir aperitivos faça uma média de 8 unidades por pessoa e docinhos 5 unidades por pessoa. E claro, para as festas que demorem mais tempo, sirva pratos quentes como opção de jantar e aumente a quantidade de bebidas.

 

3° passo – Decorando o ambiente

Além das tradicionais bandeirinhas e lanternas, dedique um tempo para decorar a mesa e os pratos de quitutes. Imagens dos santos como Santo Antônio, São Pedro e São João também podem ser coladas em cartazes ou em porta retratos.

 

4° passo – Comidas típicas

Além de enfeitada, as mesas devem ser fartas, com as comidas típicas que são um dos maiores atrativos deste tipo de festa. Todo mundo espera o ano inteiro para se deliciar nas festas juninas com itens de pratos doces como: canjica, bolo de milho, curau, bolos, pamonha, paçoca pão de queijo, cachorro quente, pinhão, milho cozido ou assado. E as bebidas típicas de festa junina como: vinho quente, quentão, batidas.

 

5° passo –Brincadeiras

-Corrida de saco: As brincadeiras como corrida de saco é simples e divertida, ganha quem cruza a linha de chegada primeiro.

–Corrida com ovo na colher: cada participante corre equilibrando um ovo cozido numa colher até chegar à linha de chegada.

-Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira falsa de papel laminado.

– Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes.