5 dicas para fazer uma lista de compras eficaz para o supermercado

Você já foi ao supermercado e percebeu que esqueceu de comprar alguma coisa de que precisava só quando já tinha voltado para casa? Na hora de fazer compras, apoiar-se na memória nem sempre basta. Montar uma lista e ir para o supermercado com tudo o que você precisa anotado colabora muito com o processo.
Algumas dicas podem ajudar no processo e deixar a hora das compras mais prática.

  1. Leve a lista escrita para o mercado

A dica mais básica pode parecer óbvia, mas nem sempre é. Esquecer de levar a lista na hora das compras é comum e confiar na memória pode não funcionar tão bem. Para não ter erro, prefira escrever a lista em suportes fáceis de transportar: folhas avulsas de papel, celular, pequenos cadernos. Cadernos grandes, computador e lousas podem ser muito práticos para fazer a lista em casa, mas não se esqueça de providenciar uma versão que possa ser levada junto com você!

 

  1. Tenha uma lista pronta para usar como base

Faça uma lista de todas as coisas que você usa em casa e, na hora de ir ao supermercado, confira que itens dessa lista precisam ser comprados. Assim, você não corre o risco de esquecer de anotar alguma coisa e ainda aproveita para verificar o que já tem, conferindo quantidades e datas de validade.

 

  1. Construa um cardápio e monte sua lista baseando-se nele

As pessoas geralmente vão ao supermercado, fazem toda compra e depois vão montando cardápios de acordo com o que têm no armário. Para que você não desperdice produtos, deixando-os esquecidos na despensa, experimente fazer ao contrário. Monte todo o seu cardápio – café da manhã, almoço, jantar ou lanche da noite – de acordo com a frequência que você vai às compras e então comece a montar sua lista em função no cardápio montado.

 

  1. Separe por categorias

Dividir a lista em categorias é uma boa maneira de colocar os pensamentos em ordem e visualizar o que é necessário, além de facilitar a localização dos produtos no supermercado. Você pode separar o que precisa em: produtos de limpeza, higiene, vegetais, temperos, carnes, bebidas, itens de geladeira ou de despensa, etc.

 

  1. Mantenha uma lista atualizada no dia a dia

Para não esquecer nada ao escrever tudo de uma vez, manter uma lista com atualizações frequentes é uma boa alternativa. Deixe a lista em um lugar visível (presa com ímã na porta da geladeira, por exemplo) e anote um produto a cada vez que você perceber, nas atividades do dia a dia, que ele precisará ser reposto.